quinta-feira, 23 de junho de 2011

Planejamento para trabalhar a questão de gênero dos brinquedos.

Bom pessoal esse projeto apliquei em  uma turma de Jardim B, a faixa etária das crianças era de 4 a 5 anos. E todo o planejamento foi com base na história do livro "O Fusquinha-Cor-De-Rosa".





Projeto “Brinquedos e brincadeiras.”

Turma: Jardim B (cinco a seis anos)
Justificativa: Dentro do projeto da professora tive planejar minha proposta de trabalho, tentando trazer algo diferente do que eles já tinham trabalhado até então. Escolhi um livro para contar aos alunos, que traz a questão dos brinquedos de meninos e meninas.
O brincar é muito importante para criança, e na faixa etária em que estão na educação infantil, brincar é base que os professores devem tomar para estruturar suas propostas de trabalho, pois é no lúdico que a criança aprende.
Os brinquedos ou brincadeiras sempre fizeram parte da vida da criança, independente da classe social na qual estão inseridas. Conforme Horn (2007, p.71)):

“O brinquedo satisfaz as necessidades básicas de aprendizagem das crianças, como, por exemplo, as de escolher, imitar, dominar, adquirir competência, enfim, de ser ativo em um ambiente seguro, o qual encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais”

.O seguinte projeto além de oportunizar tudo isso, vai de encontro com uma coisa que os alunos se interessem, já que brincar é o que mais as crianças gostam de fazer, e também uma de suas principais atividades na infância.

Objetivo

Vivenciar momentos lúdicos através da literatura, refletindo sobre as questões de gênero.

-Respeitar as regras do jogo;
-Expressar sua criatividade com diferentes materiais;
-Posicionar-se a respeito das questões de gênero dos brinquedos;
-Sequênciar fatos em ordem temporal;
-Desenvolver o raciocínio lógico-matemático.

1o dia
Objetivo:
-Experimentar brincar com brinquedos do gênero oposto.

Rodinha: A professora apresentara o livro “O Fusquinha cor-de-rosa” e contará a história para os alunos. Após vai conversar com os alunos sobre a história do livro, fazendo algumas perguntas como:
-Vocês acham que meninos não podem usar cor -de- rosa?
-As mães de vocês dirigem?
-As meninas podem brincar de carrinhos?
-Do que vocês mais gostam de brincar?
-Vocês brincariam com o fusquinha?
Atividade: Depois irá propor que os alunos separem em duas caixas, os brinquedos que eles acham que é de meninas, e os que eles acham que é de meninos. Propor que os meninos experimentem brincar com os brinquedos da caixa das meninas, e as meninas brincarem com os brinquedos da caixa dos meninos. Deixá-los brincar por um tempo, e depois perguntar como foi brincar com tais brinquedos, e fazer um desenho desse momento.

2o dia
-Explorar materiais de sucata e cola colorida.
Rodinha: Relembrar a história do dia anterior, após levantar alguns questionamentos para conversar com os alunos como, por exemplo:
- O que vocês acham que aconteceu com o fusquinha na história?
-Devemos excluir as pessoas pela sua cor como fizeram com fusquinha na história?
Atividade: Cada aluno vai fazer o fusquinha cor -de- rosa com sucata, e pintá-lo com cola colorida. Após dar um nome a ele como as crianças fizeram na história.


3o dia
Objetivo:
-Vivenciar situações de jogo.
Rodinha: A professora irá cantar com os alunos a música do “Fusquinha”.
Fusquinha
Quem quer ser, amigo do fusquinha
quem quer ser amiguinho do fusquinha.
Como é fofo esse fusquinha,
 E sua cor é  ROSA.
                                    
 
 







Atividade: A turma será dividida em dois grupos cada um receberá uma trilha e os pinos serão os fusquinhas confeccionados por eles no dia anterior. Ganha aquele que primeiro levar seu fusquinha até Bia e Beto no fim da trilha.


4o dia
-Identificar número e suas respectivas quantidades;
Rodinha: A professora cantará com os alunos a música  "O fusca do padre”, bem como ensinando a coreografia para cantar a música.
Atividade: Em roda a professora irá propor um jogo matemático que envolve dados, bonequinhas, bonequinhos e fichas de brinquedos diversos. Depois fazer um registro do jogo através de um gráfico. Colocando quadradinhos de papel colorido, identificando a quantidades de fichas de brinquedos que cada um ganhou no jogo.
Depois no pátio a professora fará uma sapata, igual a do livro do fusquinha rosa, para os alunos brincarem.

5o dia
Objetivo:
-Reconhecer as cores primárias e secundárias.
Rodinha: Cantar a musica das horas, e a professora fará as horas no macaco relógio.
Atividade: A professora irá propor para os alunos um jogo da memória de fusquinhas coloridos, e só quem tira um par de fuscas cor-de-rosa tem o direito de jogar duas vezes seguida. Após na “hora do vídeo”, assistir ao filme “Herbie”.

6o dia
-Recontar a historia do livro na sequencia dos fatos ocorridos.
Rodinha: Levar novamente o livro do “Fusquinha cor-de-rosa” para os alunos relembrarem a seqüência da história para a atividade seguinte.
Atividade: Fazer com a turma um texto coletivo da historia do livro. Após fazer com os alunos a brincadeira “Escravos de Jô”, com os fusquinhas confeccionados.

Referencial teórico:
Horn, Maria Da Graça Souza.Sabores, Cores, Sons,Aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Artmed,Porto Alegre, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário